EXCELSIOR!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Máscaras de Veneza.

EXCELSIOR! :: Geral :: Off

Ir para baixo

 Máscaras de Veneza. Empty Máscaras de Veneza.

Mensagem por James kirk Ter 11 Jun 2013, 12:10




Existe toda uma hierarquia de relações entre os personagens estabelecidas a séculos pela Commedia Dell’Arte italiana.

Fiz então uma pesquisa sobre o folklore do carnaval de Veneza, pois não tinha nada melhor para fazer.

O Arlequim é um dos mais populares personagens Zanni ou cômico servo da Commedia dell’Arte italiana. O arlequim tradicionalmente usava uma roupa de remendos e trapos, que evoluiu para a manta de retalhos em forma de losango visto hoje. Sua máscara é preta com uma mancha grande e vermelha na testa, semelhante a um furúnculo.

O aspecto principal de Arlequim era a sua agilidade física. Embora geralmente descrita como bastante estúpidos e gananciosos (no sentido gastronômico) suas acrobacias eram o que o público esperava ver.

Ele normalmente é escolhido como o servo de um innamorato ou vecchio muito em detrimento dos planos de seu mestre. Arlequim muitas vezes tinham um interesse amoroso na pessoa de Colombina, e sua paixão por ela só foi superada por seu desejo por comida ou por medo de seu mestre.


Brighella é um personagem de quadrinhos mascarados da Commedia dell’Arte, um vilão arranque de dinheiro e um parceiro do Arlecchino. Seu traje consistia de um blusa branca larga e calça verde com arremates e muitas vezes era equipado com um battachio ou pastelão. Ele usava uma meia-máscara verde exibindo um olhar de cobiça e ganância sobrenatural.

Ele é vagamente classificado como um dos zanni ou servo embora muitas vezes fosse retratado como um membro da classe média como um dono de botequim. Ele é essencialmente o irmão mais velho, mais esperto e muito vingativo do Arlecchino. Como é típico dos que subiram da pobreza, ele é muitas vezes mais cruel para aqueles que estão abaixo dele na escala social.

Ele é um golpista inveterado. Freqüentemente emparelhado com Zanni, os planos de Brighella eram sempre frustrados pela sua própria inépcia.

Outros nomes: Figaro, Scapin.


Burrattino é um personagem menor da Commedia dell’arte, uma das mais clássicas. Ele Zanni muitas vezes não é um servo, mas não é bem para qualquer um fazer. Ele é o companheiro raciocínio rápido que poderia ser o hospedeiro ou merceneiro. Se ele não é um funcionário, ele é muitas vezes amigo deles.

Embora apenas levemente popular no palco, Burrattino encontrou sua verdadeira fama no teatro de marionetes. De acordo com Pierre Louis Ducharte, a influência Burrattino fantoche na Itália foi tão grande que “até o final do século XVI, todos marionetes operadas por cordas e um fio foram chamados Burattini, em vez de Bagatelli ou fantoccini, como haviam sido conhecidos até aquele tempo. “

Outros nomes: Pinóquio, Pedrolino.


Capitan Scaramouche é um jovem aventureiro ou um navegador muito antigo, oficial fanfarrão, muitas vezes, espanhol, vestido para matar de capa, chapéu de penas, botas de cano alto, com a espada na cintura.. Ele contou contos extraordinários sobre como ele derrotou um exército inteiro de turcos e levado a barba do sultão, mas quando havia uma pitada de perigo real, ele foi o primeiro a fugir. Ele fez amor com a serva não muito inocente, e tem raiva de seu amante Arlequim. Este personagem, é claro, é ninguém menos que o Glorioso Milhas de Plauto, chamado na Itália, Il Capitano della Valle Spavento Inferno, ou simplesmente Spavento.

Outros nomes: Capitano Scaramouche, Capitaine Fracasse, Capitão Horribilicribilifax, Ralph Roister Doister e Bobadil.


Colombina (significa “pombinha”, em italiano) é um personagem cômico servo da Commedia dell’Arte. Colombina era usualmente vestida em um vestido esfarrapado e remendado adequado a um funcionário contratado. Ocasionalmente, sob o nome Arlecchina ela usaria trajes multi-coloridos semelhante ao seu homólogo Arlecchino. Ela também era conhecida por usar maquiagem pesada ao redor dos olhos e levar um pandeiro, que ela poderia usar para se defender dos avanços amorosos de Pantaleão. Outros nomes: Arlecchina.


Ill Dottore é um aristocrata local e /ou doutor em medicina ou direito ou qualquer outra coisa que ele diz conhecer, que é a maioria das coisas. Ele tradicionalmente é retratado como tendo sido educado em Bolonha. Ele muitas vezes é extremamente rico, geralmente com o dinheiro “velho”, embora as necessidades do cenário pode ter as coisas de outra maneira. Ele é extremamente pomposo, e adora o som da sua própria voz, jorrando palavras em latim e grego. Sua interação no jogo é geralmente a maior parte com Pantaleão, quer como amigo, mentor ou concorrente.

Ele é normalmente retratado como um homem idoso que só conhece um absurdo. Ele faz muitas piadas cruéis sobre o sexo oposto e acredita que ele sabe tudo sobre tudo. Ele é um homem obeso que goza a garrafa e comida em excesso. Sua máscara é o único que é a máscara apenas na Commedia dell’Arte para cobrir apenas a testa e o nariz. Às vezes, é de cor preta ou então o tom da pele com um nariz vermelho.

Seu traje é geralmente tudo ou quase preto, às vezes com um colar branco. Ele freqüentemente usa um chapéu, e muito, à direita vestes. Se o ator no papel não é, naturalmente, gordo, então ele está preenchido para fazê-lo parecer assim.

Outros nomes: Dottore Balanzone, Dottore Baloardo, Dottore Graziano.


Pantaleão é um avarento, caráter libidinoso com idade a partir da Commedia dell’Arte. Geralmente ele é um comerciante de Viena, um pouco estúpido, gosta de comida e de mulheres bonitas, falante, crédulo, cheio de temperamento, e alvo de todas as piadas, algumas delas muito indecente, mas perdoado no final.

Ele tradicionalmente usa um tapa-sexo grande para fazer propaganda de sua virilidade, que todos ao seu redor sabem que é muito grande.

Outros nomes: Magnifico.


Pierrot (Pedrolino em sua encarnação italiana) é uma figura de ações na Commedia dell’Arte. Pierrot é normalmente retratado como belo, charmoso e gentil, a ponto de se culpar por erros nunca feitos e por causa de sua natureza boa e de confiança é muitas vezes facilmente enganado. A característica notável do comportamento do Pierrot é a sua inocência. Muitas vezes ele é visto como um tolo, sempre sendo enganado e ainda brincando. Apesar de suas suspeitas sobre as coisas, Pierrot sempre acaba confiando nas pessoas e acreditando em suas mentiras. Pierrot é também chamado de lunático, uma pessoa fora da realidade, em um estado de desconhecimento sobre o que está acontecendo ao redor, alguém para quem nada importa, apenas torcendo e jogando o tempo todo.

Pierrot veste roupas brancas, que são por vezes demasiada grandes para ele. Na sua cabeça, ele usa um chapéu alto e pontudo. Pierrot é muito ocasionalmente representado com uma lágrima em seu rosto, e ele geralmente não usa máscara, o ator é esperado que tenha uma grande variedade de expressões faciais, e esta tradição tem sido usada, pelo menos desde o início de 1600. Seu rosto é, por vezes esbranquiçada com pó ou farinha.

Outros nomes: Pedrolino.

Pulcinella é um personagem clássico que se originou na “Commedia dell’Arte” do século 17, um corcunda que ainda persegue as mulheres. Pulcinella foi o modelo para Punch no Inglês variação de Punch e Judy. Pulcinella se tornou um personagem de ações em marionetes napolitanas. Sua característica principal, a partir do qual ele adquiriu o seu nome, é o nariz extremamente longo, que se assemelha a um bico. Na América, chegou a ser chamado de “Pulliciniello”e “Pulcinella”, relacionado com o pulcino italiano ou pinto. Seu temperamento tradicional é ser mau, cruel e astuto: o principal modo de defesa de Pulcinello é fingir ser demasiado estúpido para saber o que está acontecendo, e seu modo secundário é fisicamente bater nas pessoas.

Pulcinello muitas vezes usa uma máscara preta e casaco branco longo, e tem o cabelo solto e desordenado.

Outros nomes: Punch, Polichinelo, Puccio d’Aniello.

Zanni é o arquétipo dos personagens cômico servo da Commedia dell’arte. Seu nome vem de Giovanni (também afirmou Zan, Zane Zuane), um nome típico dos funcionários cujos antepassados emigraram em busca de Veneza para o trabalho dos vales em torno de Bergamo. Opondo-se à Magnifici (mestres), o papel do Zanni é muito variável: bobo, simplório e vulgar. Uma vez dentro do ambiente da cidade Zanni se torna astuto, esperto, intrometido e atrevido. Muitas vezes, ele continua pobre, constantemente com fome.

Bauta é famosa pelo Carnaval de Veneza, pois é o principal tipo de máscara usada durante o Carnaval. Bauta foi usado também em muitas outras ocasiões como um dispositivo para esconder a identidade do portador e status social. Isso permitiria que o usuário agisse com mais liberdade nos casos em que ele ou ela queria interagir com outros membros da sociedade fora dos limites da identidade e da convenção de todos os dias. Foi, portanto, útil para uma variedade de propósitos, algumas delas ilícitas ou criminosas, outros apenas pessoais, tais como encontros românticos.

Esta máscara veneziana era considerada um disfarce ideal por reis e príncipes, que podem circular livremente na cidade sem ser reconhecido, mas foi usado por estranhos também. Fama da Bauta continuou ao longo da Sereníssima República, com as regras de franceses e austríacos que começaram a desaparecer, considerado como um símbolo reacionário.

Bauta é bastante fantasmagórico e com os séculos, a moda era usá-lo com um preto tricorno (os 3 pontas chapéu típico de Veneza), (capa longa de cetim e macramé) zendale e longa capa.

Outros nomes: Zergling, Casanova.


Dama, que apresenta muitas variações elegantes correspondem às senhoras do Cinquecento (o período de Ticiano), que se cobriram de jóias, roupas caras e penteados elaborados. Em nossos dias, este é provavelmente o tipo de máscara mais popular e mais bonita utilizados durante o Carnaval de Veneza.

Outros nomes: Liberdade, Olga, Valeri, Salomé, Fantasia, Regina.

Gatto (gato significa em italiano) é uma máscara de Carnaval tradicional de Veneza. Os gatos foram tão escassos em Veneza que se tornou tema de uma das máscaras mais típicas. Diz a lenda que um homem que possuía nada além de seu velho gato veio a Veneza da China. O gato livrou o palácio de todos os seus ratos e os homens tornaram-se ricos. Quando ele voltou para casa, seu vizinho rico estava verde de inveja e correu para Veneza com a sua mais preciosa seda, pensando que se um mero gato fez o outro homem rico, ele seria enormemente recompensado por esses itens preciosos. Na verdade, o duque prometeu-lhe o seu bem mais precioso em troca de seus dons … e o vizinho foi para casa com o gato!

Jester, ou alegre como uma variante do sexo feminino, é um tipo específico de palhaço na sua maioria associados à Idade Média. A partir da Itália, Jester mudou-se para toda a Europa, influenciando o teatro na Espanha, Holanda, Alemanha, Áustria, Inglaterra, e especialmente, na França.

As origens do Jester dizem ter sido pré-histórico na sociedade ocidental tribal. Plínio, o Velho, menciona um bobo da corte real (regius planus) ao narrar visita Apeles “para o palácio do Rei helenístico de Ptolomeu I. No entanto, Jesters são principalmente lembrados em associação com a Idade Média européia. Todos os bobos e tolos naquela época eram considerados como casos especiais a quem Deus havia tocado com uma criança de presente uma loucura, ou talvez uma maldição. Deficientes mentais, por vezes, encontrado emprego, saltando e se comportando de uma forma divertida. No mundo cruel da Europa medieval, as pessoas que podem não ser capazes de sobreviver de outra forma, portanto, encontraram um nicho social.

Jesters normalmente usava a roupa brilhantemente colorida em um padrão heterogéneo. Seus chapéus eram especialmente distintivos, feitos de pano, que eram disquetes com três pontas, cada um das quais tinha um jingle bell no final. As três pontas do chapéu representam as orelhas de burros e de cauda usados pelos bobos em épocas anteriores. Outras coisas que distinguem o bobo da corte foram o riso incessante e simulações com seu cetro, conhecido como um brinquedo ou Marotte.

Outro nome: Coringa, Louco, Palhaço / Boufon, Narr / Naaror, Juglar, Joker e (malkavian) kkkk

Moretta é uma máscara veneziana tradicional. Esta máscara foi usada por mulheres de Veneza o ano todo. Moretta é uma máscara oval de veludo preto que era normalmente usado por mulheres que visitavam conventos. Foi inventada na França e rapidamente se tornou popular em Veneza, uma vez que trouxe a beleza dos traços femininos.


Volto (meio cara em italiano), também conhecido como a máscara do Cidadão, porque foi usado pelas pessoas comuns durante todos os feriados desde os tempos antigos: o dia de S. Marcos ‘s, Sensa dia de festa, S. Vito e Modesto, as festas de S. Stefano são apenas alguns exemplos


Dottore Peste é uma máscara de Carnaval veneziano moderno. Esta máscara tem uma história muito original. Um dos piores flagelos para a cidade de Veneza foi sem dúvida a praga, que assolou a cidade em diversas ocasiões. Por isso, o doutor praga não é uma máscara real, mas era um disfarce usado por médicos locais da Praga que passou a visitar seus pacientes vestindo essa roupa estranha.

A roupa do Dottore Peste consistia de um chapéu para mostrar que o homem era um médico, uma máscara para proteger o rosto que incluía olhos de cristal para proteger os olhos do utente e com o bico que era recheado com especiarias e ervas aromáticas para purificar o ar que o médico respirou, um pedaço de pau para empurrar as vítimas que iriam ficar muito perto dele, um par de luvas de couro para proteger as mãos, um vestido exterior encerado, e botas de comprimento total.
James kirk
James kirk
Irmandade
Irmandade

Mensagens : 150
Reputação : 4365
Carma : 10

Ficha do personagem
Crônica:

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


EXCELSIOR! :: Geral :: Off

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos